Ceviche de lulas com mil folhas de aipim

Ceviche é um prato típico do Peru feito normalmente com peixe cru, onde o peixe é praticamente cozido pela ação do ácido do limão, pode ser usado como entrada pois é um prato muito refrescante. Aqui adaptado ao nosso gosto, feito com lula pré-cozida. O ceviche é tradicionalmente servido com batata doce e milho cozido, aproveitei uma receita do Chef Claude Troisgous que apresentou esse fantástico mil folhas de aipim (mandioca), na 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda em Itapema (SC).

Ingredientes

500 gramas de anéis de lula, 1 cebola roxa, ½ pimentão vermelho, ½ pimentão verde, 3 tomates sem pele e sem semente, 1 manga tipo hadem pequena, 2 cm de gengibre ralada, 1 pimenta dedo de moça, 1 laranja lima, 3 limões cravo (limão rosa ou caipira), ½  colher de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de cachaça, cheiro verde a gosto, sal a gosto.

Modo de Fazer

Afervente os anéis de lula em água com um rodela de limão e sal, por dois minutos, escorra a água e coloque em água gelada para interromper o cozimento, reserve. Pique os pimentões sem a pele em cubinhos pequenos, pique os tomates também em cubinhos pequeno. Pique a cebola roxa em anéis finos e coloque em água com gelo, até a hora de usar. Descasque a manga e pique a polpa em cubinhos. Limpe a pimenta retirando toda a semente, e corte em rodelas finas. Em uma tigela junte todos os ingredientes inclusive as lulas, cubra com o suco de laranja lima, o suco dos limões e a cachaça, tempere com sal e coloque o cheiro verde. Deixe marinar por 10 minutos em geladeira coberto com filme. Sirva bem gelado.

MIL FOLHAS DE AIPIM

Ingredientes

1 quilo de aipim 200 gramas de nata 100 gramas de manteiga Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Descasque e corte  o aipim em laminas de 0,5 cm, misture delicamente com a nata e tempere com o sala e pimenta do reino a gosto. Forre uma forma de pão com papel manteiga untado com margarina e vá acomodando as folhas de aipim intercaladas com a manteiga cortada em pedacinho, cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar, cerca de 50 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 5 minutos no forno. Retire do forno e cubra com papel alumínio colocando um peso sobre o papel para ficar bem compacto, deixe na geladeira por 24 horas, retire o peso e o mil folhas da forma, e corte em fatias regulares dourando-as em frigideira anti-aderente  com um pouquinho de manteiga. Sirva com o ceviche.

 

 

Comentários no Facebook