domingo de manhã fazendo massa fresca

Outro dia acordei com vontade de comer massa fresca, como era domingo de manhã e a pizzaria do Wagner, meu irmão, estava fechada resolvi então convidar a Maria, minha cunhada para fazermos a massa na cozinha da pizzaria, aproveitando que não tem ninguém trabalhando e o maravilhoso cilindro profissional., usado para abrir massa de pizza. O Wagner já havia se encarregado da carne do almoço, estava fazendo uma carne assada com batatas que ficou um show, vou pedir a ele que coloque a receita aqui nos comentários.

Definido o que iríamos fazer fomos então para a cozinha da pizzaria para iniciar nossa aventura culinária. Usei a receita básica de massa para macarrão que é muito simples:

Ingredientes 500 gramas de farinha de trigo 5 ovos 1 fio de azeite de oliva 1 pitada de sal

Modo de fazer Coloque a farinha de trigo na bancada e faça um buraco no meio, coloque a pitada de sal, junte os ovos, e com um garfo vá misturando os ovos a farinha até ficar parecendo migalhas, coloque o fio de azeite de oliva, e ai sim, literalmente coloque a mão na massa, sem medo de ser feliz!!! É uma massa dura, depois à medida que você vai sovando ativa o glúten da farinha. Sove a vontade, estique, puxe, bata a massa com as mãos, o segredo de uma boa massa “al dente” é uma boa sova. Feito isso deixe a massa descansar na geladeira por 20 minutos, pois assim não ficará molenga quando cozinhar. Passado os 20 minutos estava na hora de usar o cilindro, uma maravilha, a massa ficou linda e super fina. Começamos  então eu e a Maria a fazer cappelletti e um pouco de papardelles, que é aquela massa mais larga que o talharim. Preparei um recheio de frango com shitake, assim feito.

 

Ingredientes 250 gramas de frango assado (já desossado) 50 gramas de cogumelos shitake (secos) 1 cebola pequena 2 dentes de alho I fio de azeite 2 colheres de creme de leite 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo Cheiro verde a gosto Sal e pimenta a gosto Modo de Fazer Deixe os cogumelos de molho em água quente pelo menos 2 horas, depois escorra bem os cogumelos reservando a á água que ficou de molho, pique os cogumelos em cubinhos, assim como o frango assado, refogue a cebola e o alho no azeite, junte os cogumelos deixe refogar um pouco, vá pingando a água reservada dos cogumelos até ficarem macios, junte o frango misture bem, acrescente o creme de leite, quando abrir fervura junte a farinha de trigo e mexa rapidamente, acerte o sal e junte o cheiro verde picado. Deixe esfriar para empregar.

Depois que o recheio estava frio começamos então a fazer os capelettis, abrindo a massa bem fina no cilindro, cortamos a massa em quadrados do mesmo tamanho, coloca-se o recheio no meio do quadrado, molha com um pouquinho de água as borda e dobra-se formando um triangulo, aperta-se bem, una as duas pontas pela parte larga e dobra a ponta do triangulo para baixo formando o chapeuzinho. Depois de todos prontos, colocamos uma panela com bastante água e um pouco de sal para ferver, tão logo abriu fervura colocamos os capelettis, eles crescem bastante, assim que subirem a superfície deixe mais dois minutos e vá retirando. Como havia sobrado um pouco de recheio, coloquei no fogo com um pouco mais de creme de leite e um colher de manteiga e servi com os capelettis e muito queijo ralado. Ah sim, os papardelles, deixamos para comer outro dia. Foi uma experiência muito boa, passamos horas muito agradáveis na cozinha, o Wagner, a Maria e eu, e já combinamos que vamos repetir a dose com outras massas.

 

Comentários no Facebook