Geleias exóticas

GeleiasAs geleias sempre foram um item essencial na nossa mesa, no café da manhã é presença indispensável, você pode com um pouco de paciência fazer uma série de geleias com sabores inusitados e surpreender sua família e amigos. Para se fazer geleia de frutas é necessário que a fruta tenha pectina, pois é isso que faz dar o ponto na geleia e deixar mais translucida e bonita. A pectina tem que ser associada a um acido, que tanto pode ser suco de limão ou um pouco de vinagre, é o acido que ajuda a gelificação da geleia.  Frutas Ricas em Pectina: Maça, ameixa, goiaba, marmelo, limão, laranja, uvas pretas, damasco, tangerina, pêssego, jabuticaba e pera. Frutas Pobres em Pectina: Morango, figo e abacaxi. Você pode obter a pectina usando a maçã conforme a receita abaixo, a partir desta base você tem uma porção de possibilidade para suas geleias especiais.

Geleia Agridoce de Cebola RoxaGeleia de cebola roxa2Ingredientes: Pectina: 1 quilo de maçãs gala bem verdes, 1 litro de água. Geleia: 1 quilo de cebolas roxas, 1 xícara de vinagre de vinho tinto, ½ xícara de vinho tinto seco, 1 colher sopa rasa de sal, 700 gramas de açúcar cristal, 2 paus de canela, 2 xícaras de chá de pectina de maçã. Modo de fazer: Pectina: Lave bem as maças, retire os cabinhos e as sementes, corte em oito pedaços, e leve ao fogo com a água, deixe cozinhar até as maçãs começarem a se desmanchar, retire do fogo e deixe esfriar, coloque um pano fino tipo algodão fino ou musseline, sobre uma peneira e coe a maçã sem espremer muito para não turvar, reserve a pectina obtida, deve render 700 ml. Geleia de cebola roxa3Geleia: Descasque e pique a cebola em fatias bem finas, a mais fina que você conseguir, em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e a cebola e deixe a cebola cozinhar no açúcar até ficar bem transparente mexa de vez em quando, junte então os demais ingredientes e deixe cozinhar até apurar, mexe sempre para não derramar, quanto estiver no ponto de uma calda bem grossa, apague o fogo, retire os paus de canela e deixe esfriar, coloque em vidros e deixe na geladeira. Use com carnes ou queijos.

Geleia agridoce de damascos e cardamomoGeleia de Damasco1

Ingredientes: Pectina: 1 quilo de maçãs gala bem verdes, 1 litro de água. Geleia: 200 gramas de damasco, ½ xícara de chá de água, 1 e ½ xícara de vinagre de vinho branco, ½ xícara de vinho branco seco, 700 gramas de açúcar, 1 colher de sopa rasa de sal, 10 cardamomos, 2 xícaras de chá de pectina de maçã. Modo de fazer: Pectina: Lave bem as maças, retire os cabinhos e as sementes, corte em oito pedaços, e leve ao fogo com a água, deixe cozinhar até as maçãs começarem a se desmanchar, retire do fogo e deixe esfriar, coloque um pano fino tipo algodão fino ou musseline, sobre uma peneira e coe a maçã sem espremer muito para não turvar, reserve. Geleia de DamascoGeleia: leve ao fogo os damascos e a água e deixe ferver até que os damascos absorvam toda a água, deixe esfriar um pouco e passe essa mistura no liquidificar para picar grosseiramente, junte um pouco do vinagre para facilitar o processo. Coloque a pasta obtida em uma panela, junte os demais ingredientes, menos o cardamomo, mexa bem para dissolver o açúcar e leve ao fogo, tão logo abra fervura junte o cardamomo, que deverá ser aberto e retirado somente as sementinhas pretas, deixe ferver até apurar e ficar com uma consistência de calda grossa, retire a espuma que se forma, deixe esfriar e coloque em vidros conservando em geladeira. Use como ingredientes de canapés ou com queijo e carnes.

Comentários no Facebook