Batata Suíça

BatataTV3Esta receita foi apresentada no quadro “Ofício de Delícias” do Programa Vera Toledo da TV Litoral Panorama de Balneário Camboriú SC. A Batata Suíça ou Batata Rösti, foi um sucesso pela maneira prática de fazer e com um resultado fantástico. Nesta receita eu usei dois tipos de queijo e bacon frito para o recheio, mas você pode colocar o recheio a seu gosto, frango desfiado, carne moída, lingüiça, legumes, etc. É um prato que é ideal para um lanche a noite substituindo uma refeição ou mesmo como um acompanhamento.

Ingredientes: 800 gramas de batata grande, 150 gramas de bacon, 200 gramas de queijo tipo reino, 50 gramas de queijo meia cura, sal e pimenta do reino à gosto, azeite de oliva.

Modo de fazer: Lave bem as batatas e coloque para cozinhar em água fria, assim que abrir fervura desligue o fogo e resfrie as batatas em água corrente para interromper o cozimento, coloque em saco plástico e leve a geladeira por no mínimo 3 horas. Após esse tempo descasque as batatas e rale em um ralo grosso, coloque um fio de azeite no fundo de uma frigideira com revestimento tefal e acomode metade das batatas raladas, coloque camadas de bacon e dos queijos sobre a batata ralada e cubra com o restante das batatas, veja a foto, regue as laterais da frigideira  com azeite e leve ao fogo, dois minutos no fogo alto e depois abaixe o fogo e deixe até começar a ficar dourada as laterais da batata, vire auxilio de um prato ou com outra frigideira do mesmo tamanho para cozinhar e dourar o outro lado, quando os dois lados estiverem bem dourados, veja foto, desligue o fogo, espere 3 minutos e coloque em um prato de servir.

Comentários no Facebook