Tarte Tatin de banana e nozes

Existe uma história sobre a criação dessa famosa torta, segundo contam ela nasceu de um erro das irmãs Tatin  que dirigiam um hotel no interior da França, habituadas a servir torta de maçã, um dia uma delas errou e colocou as maçãs e esqueceu da massa, para tentar arrumar o erro colocou a massa por cima das maçãs e o resultado ficou ótimo, um erro que acabou dando certo, mais tarde esta receita foi levada à Paris pelo famoso restaurante Maxim’s, onde aparecia no cardápio como a torta das damas Tatin, dando continuidade e reputação à lenda das irmãs. Histórias a parte vamos ao que interessa a receita propriamente dita. Normalmente essa receita é feita com maçãs que fica esplêndida também, aqui eu fiz com bananas e nozes.

Ingredientes:

Massa: 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo, 140 de manteiga sem sal bem gelada, 1 colher de café de sal, 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de água gelada, raspas de meia laranja.

Recheio: 4 bananas nanicas, 50 gramas de nozes, 60 gramas de manteiga sem sal, 1 xícara de açúcar cristal, 1 colher de chá de canela em pó, raspas de uma laranja.

Modo de Fazer Massa: Misture a farinha de trigo com a manteiga gelada cortada em cubinhos até formar uma farofa, junte o açúcar o sal e as raspas de laranja, e misture levemente, junte a água gelada misture com as pontas dos dedos até soltar das mãos. Coloque em um saco plástico e leve a geladeira por no mínimo uma hora. Recheio: Se você tiver uma frigideira que possa ir ao forno use esta que é melhor veja a foto do passo a passo, a que eu usei, se não tiver use uma forma redonda, coloque o açúcar e leve ao fogo para derreter, quando começar ficar amarelada junte a manteiga e deixe derreter e misture, desligue o fogo e coloque as bananas, a canela e a casca de laranja, e por cima a massa, conforme a foto. Leve ao fogo para assar até ficar dourada , desenforme ainda quente. Sirva morna acompanhada com uma bola de sorvete de creme ou outro de sua preferência.

Comentários no Facebook